• Vânia Penha-Lopes

VOVÔ



Meu avô, Antonio Penha (17/4/1894-26/6/1987), era (e é) meu ídolo. Por isso, tenho muitos textos sobre ele. Neste ano, resolvi homenageá-lo na data do seu aniversário com uma reminiscência -- uma carta que escrevi pra ele quando completou 85 anos. O autor da foto é o meu saudoso pai, Helio Ferreira Lopes (1924-2013), um exímio fotógrafo amador.


Eu hoje estava observando uma fotografia antiga que trago sempre comigo. Ela já tem pelo menos 17 anos; nela, estamos Regina Celia, Dilma e eu no seu colo, vô, pequenininha, carrancuda, quase que do mesmo tamanho da sua mão. Fiquei olhando fixamente para a sua imagem, e notei que ela não mudou nada. Ou quase nada. Talvez algumas rugas a mais, a barriga cresceu um pouquinho, mas no todo, continua o mesmo Antonio Penha de quando nasci.


E eu venho observando o seu jeito durante todos estes anos... Fazendo ginástica de manhã cedo, fazendo a política da boa vizinhança, não se importando muito com as adversidades, aparentando muito menos que sua verdadeira idade, espantando os jovens com sua disposição.


E assim o senhor chegou aos oitenta e cinco anos bem vividos, vovô, anos que, eu espero, se prolonguem no mínimo até cem, sempre desse jeito, pois (já me disseram) o senhor não muda.


Feliz aniversário, vô, aproveite bem o champanha de hoje, veja ainda a vida como o borbulhar dessa bebida: refrescante, alegre, doce-levemente acre. A vida pode ser assim quando se quer, e eu sei que o senhor quer.


Era isto que eu, no papel de neta caçula, gostaria de lhe dizer.


Parabéns, meu avô querido!


Rio de Janeiro, 22 de abril de 1979.

59 views0 comments

Recent Posts

See All

PAVOR E SOLIDARIEDADE

De volta pra NYC, ouvi uma respiração tão ofegante que pensei tratar-se de um cachorro. Era um rapaz que anunciou ter perdido a carteira, preta e da marca Coach, na fileira oposta à minha. As pessoas

PARABÉNS PRA CIDADE DO RIO DE JANEIRO!

https://youtu.be/SG2PPuyyitM Hoje, Primeiro de Março de 2021, a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro completa 456 anos. Ela demonstra sinais de velhice, mais pelo abandono físico e pelos anos de