• Vânia Penha-Lopes

A REELEIÇÃO DE OBAMA (2012)



Refleti sobre a vitória de Barack Obama nas eleições de 2012 na crônica abaixo, que publiquei em 7 de novembro daquele ano. A maioria dos homens brancos votou no seu oponente, Mitt Romney, mas a maioria das mulheres -- independente da cor/raça -- votou no Obama. Como as mulheres são a maioria da população, isso deu uma vantagem significativa para o Obama, além, é claro, dos negros (93% votaram no Obama) e Latinos (acho que 57% votaram no Obama). A margem de vitória do Obama no voto popular foi de 2%.


Os EUA estão a poucos meses de uma nova eleição presidencial nos EUA. Vamos ver como os votos se distribuirão de acordo com raça/etnia e gênero.


*************


A meu ver, a eleição presidencial americana foi tão apertada porque muitos que votaram no Obama em 2008 se sentiram traídos por ele não ter cumprido todas as promessas de sua campanha anterior. Isso é de uma inocência gritante. Que político cumpre todas as promessas de campanha? Política tem a ver com conchavo. Com um congresso republicano, não tinha como o Obama cumprir com seu plano. Agora, achar que o Romney seria melhor é um absurdo maior ainda. Confiar num candidato que basearia sua política externa numa total ignorância de geografia e sua política interna num desdém pelo fato de que a maioria dos pobres nos EUA o são porque não ganham o suficiente embora trabalhem em tempo integral é assustador.

13 views0 comments

Recent Posts

See All

A ORIGEM DO MÊS DA HISTÓRIA NEGRA NOS EUA

Nos EUA, o mês de fevereiro é dedicado à história afro-americana. O texto abaixo é uma tradução do texto que escrevi há um ano, em inglês, sobre a origem dessa comemoração. A versão em português també

    Subscribe here to be part of a special community of readers that gets my chronicles directly in their e-mail box!

    Join my community

    Send me a message!

    Copyright © Vânia Penha-Lopes 2020. By Uyara Azevedo