• Vânia Penha-Lopes

FILMES, NOMES E RELAÇÕES ÉTNICAS

Está passando "The Graduate", que, no Brasil, foi traduzido como "A Primeira Noite de um Homem". Difícil acreditar que o filme faz 50 anos este ano. Vejo na ansiedade do Benjamin uns trejeitos que me remetem a "Rain Man" (1988). O Dustin Hoffman tinha 30 anos quando fez o papel de Benjamin, que tinha 20 pra 21 anos--é, o Dustin Hoffman faz 80 anos este ano! Já a saudosa Anne Bancroft, que estava sedutoramente linda neste filme, tinha só 37 anos, mas a Mrs. Robinson tinha o dobro da idade do Benjamin.


A propósito, "Anne Bancroft" era nome artístico. O verdadeiro nome da atriz, que era casada com o Mel Brooks e era engraçada pra caramba além de ser uma tremenda atriz dramática, era Anna Maria Italiano. Na época em que ela começou a atuar, era comum a prática de atores "étnicos" (i.e., não-WASP*) anglicizarem seus nomes. O George Segal foi o primeiro ator judeu a não fazer isso, abrindo as portas para atores como Dustin Hoffman.

*WASP significa "White Anglo-Saxon Protestant", i.e., Protestante anglo-saxão branco". É o grupo racial-étnico dominante nos EUA, que se mantém no poder assimilando grupos que, num passado não tão distante, discriminava por não considerá-los brancos.


Originalmente publicado no Facebook em 21 de fevereiro de 2017.

12 views0 comments

Recent Posts

See All