• Vânia Penha-Lopes

Paris, 13 de julho de 2012 à 1:16h

Updated: Feb 12, 2020

Sobre o dia anterior


"O tempo vai passando!"


Continuo com jet lag, mas consegui levantar e sair mais cedo hoje. Aliás, hoje foi um intensivão daqueles, preocupada que estou com a proximidade da minha partida.


Primeiro, fui ao Castelo de Versalhes, localizado nos arrabaldes de Paris. Cheguei lá de metrô e de trem. Depois é preciso caminhar um pedaço e mais outro dos portões até o castelo. Tudo é muito imenso; os jardins se estendem num sem-fim. Peguei o trenzinho pra conhecer os jardins, mas nem desci no Pequeno ou no Grande Trianons. Na volta, começou a chover e aí não parou mais. O ponto alto pra mim é o salão dos espelhos. Versalhes é um museu dedicado "à toda a glória da França".


De lá, consultei o guia e resolvi fazer uma visita rápida (era tudo que o tempo permitia, pois as igrejas fecham cedo) à Igreja de St. Germain-des-Près, a primeira igreja erigida em Paris, no longínquo ano de 990. Só deu tempo de acender uma vela pra N. Sra. da Conceição, dar graças a Sto. Antônio e o guardião anunciou: "On ferme!"


Como queria aproveitar o passe de museu que vence amanhã, pulei no metrô novamente rumo ao Georges Pompidou. Deixaram a gente entrar, mas as salas já haviam fechado. Bom, ninguém pode alegar que não tentei. No sexto e último andar do museu, tem uma vista linda e um restaurante de gente nova e bonita, la jeunesse parisienne.


Folheei um livro na livraria do museu. A essa altura, eram 22h. Estava cheia de fome. Jantei num restaurante ali mesmo no Marais: tapenade de azeitona preta, pasta de miolo de alcachofra, sopa de aspargos e muito pão; de sobremesa, um crepe com uma calda de laranja maravilhosa.


Estou muito cansada; hoje vou dormir cedo com certeza.

0 views0 comments

Recent Posts

See All

(486) VINICIUS JÚNIOR FOI CHAMADO DE “MACACO” POR DANÇAR EM COMEMORAÇÕES | Entenda tudo! - YouTube Em 2007, quando estava no Rio fazendo meu pós-doutorado, fui com uma amiga ao Maracanã num domingo as

In the early 20th century, more precisely on February 12, 1909, the National Association for the Advancement of Colored People was born with the goal of combating the legal racial discrimination in vo

Nos primórdios do século passado, mais precisamente em 12 de fevereiro de 1909, nascia a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (National Association for the Advancement of Colored Peopl