• Vânia Penha-Lopes

Viena, 18 de julho de 2012 às 19:50h

No meu afã de relatar minhas frustrações ontem, esqueci de lhes dizer que eu e Márcia tínhamos ido ao Museu da Imperatriz Elizabeta, mais conhecida como "Sissi". O museu fica instalado no seu antigo palácio, que hoje também abriga o Museu da Prata. A corte austro-húngara do século XIX era suntuosa; havia salas e salas que continham os talheres e a louca dos jantares formais e informais. A coleção de pratos era tão grande que, depois de duas salas, tudo começou a ficar indistinguível.


Sissi ficou famosa através dos filmes estrelados por uma Romy Schneider novinha e linda. A Sissi original também era bem bonita, com um cabelão de fazer inveja a Rapunzel e a Lady Godiva. O interessante é que, segundo a exposição, o culto a ela foi deliberadamente elaborado depois de seu assassinato aos 61 anos. Achei legal e honesta essa desconstrução que o museu fez de uma figura tão popular.


Adorei a exposição. Ela incluía suas jóias, seus adereços de cabelo, seus vestidos de gala, os diversos aposentos do palácio preservados como à sua época. Neusa Gudin, pensei em você ontem durante a visita, pois você foi a primeira pessoa que conheço a falar que já tinha ido a esse museu.


Vale a pena registrar que, entre o Museu de Prata e o Museu da Sissi, paramos no restaurante pra tomarmos um expresso e comermos uns doces austríacos, que são realmente maravilhosos. Como o lugar era muito pitoresco, pedi a Márcia pra tirar uma foto. Depois vocês me verão de camisa do BFR com um garfo com creme chantili fresquíssimo, toda sorridente. Adoro comer bem!


Hoje ficamos no congresso de 8 às 13:30h e depois de 17:30 às 19:30h. Foi muito produtivo; os trabalhos eram todos bastante interessantes. No fim, um dos palestrantes me agradeceu e a Márcia pela maneira como conduzimos a reunião.


Nas quatro horinhas que tivemos de folga, almoçamos novamente no Restaurante Leupold e fomos à exposição sobre o Gustav Klimt, cujo sesquicentenário está sendo comemorado este ano. Foi super legal, mas puxado: a exposição ocupava três andares, a gente já tinha trabalhado e ia trabalhar mais e eu estava com um sapato peep-toe com um saltinho, mas foi tão bom não estar de tênis! No fim, sugeri que nós palestrantes tirássemos uma foto em frente às lindas escadas de mármore da Universidade de Viena pra selar o encontro para a posteridade. A aluna da universidade se empolgou e tirou quatro.


Agora vou subir, tomar um banhinho e me preparar pra jantar. Amanhã vamos cedo pra Berlim--seria bom dormir cedo, vocês não acham?

0 views0 comments

Recent Posts

See All

PARABÉNS PRA CIDADE DO RIO DE JANEIRO!

https://youtu.be/SG2PPuyyitM Hoje, Primeiro de Março de 2021, a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro completa 456 anos. Ela demonstra sinais de velhice, mais pelo abandono físico e pelos anos de

A ORIGEM DO MÊS DA HISTÓRIA NEGRA NOS EUA

Nos EUA, o mês de fevereiro é dedicado à história afro-americana. O texto abaixo é uma tradução do texto que escrevi há um ano, em inglês, sobre a origem dessa comemoração. A versão em português també

    Subscribe here to be part of a special community of readers that gets my chronicles directly in their e-mail box!

    Join my community

    Send me a message!

    Copyright © Vânia Penha-Lopes 2020. By Uyara Azevedo