top of page
  • Writer's pictureVânia Penha-Lopes

"12 ANOS DE ESCRAVIDÃO"



Resposta, em 3 de março de 2014, a uma colega sobre o filme, "o primeiro dirigido e produzido por um cineasta negro (Steve McQueen), bem como o primeiro a ter sido escrito por um afro-americano (John Ridley) a ganhar o Oscar de Melhor Filme do Ano" (IMDb).


***************


Desde Mississippi Burning (1988) e Glory (1989) não vejo filmes assim. Já estudo e leciono esses tópicos; não agüento ver as imagens. Ao mesmo tempo, acho que mais filmes com este têm que ser divulgados, pois é impressionante o número de pessoas que são completamente ignorantes sobre as atrocidades da escravidão e seu legado.


...acho que você já cumpre o nosso papel, que é educar pessoas, abrir-lhes os olhos e ensiná-las a pensar criticamente. Quando dou o curso que criei sobre pensamento afro-americano na virada do século XIX pro XX, fico espantada com o número de aluna(o)s que não tinham idéia da prática de linchamento e do terrorismo de estado que ocorria nos EUA com impunidade pelo menos até 1954. É um curso muito difícil pra mim, pois me revolta, me emociona, me entristece ler sobre a quantidade de pessoas que foram mortas por ousarem ser negras numa terra dominada por brancos. Porém, acho necessário passar essas informações adiante, senão todas aquelas vidas perdidas terão sido em vão. Por isso, não acho que sejamos inertes. Como professoras, nossas palavras ecoam.

12 views0 comments

Recent Posts

See All

1964, 60 ANOS DEPOIS

Que imagem postar sobre os 60 anos do Golpe de 1964? Uma foto das várias passeatas de estudantes contra o novo regime? Uma outra em que eles apanham da polícia? A foto das artistas na passeata contra

"SER NEGRO, AQUI E LÁ"

"Recordar é viver": Em 2008, a jornalista Flávia Tavares me entrevistou para um artigo publicado no Estadão sobre como brasileiros que moram nos EUA vêem a questão do racismo aqui e no Brasil. Forneço

bottom of page