O comentário abaixo é de 9 de dezembro de 2015. Neste bissexto e bizarro ano de 2020, impressiona ver como os exemplos de inconstitucionalidade continuam a vigorar.
*********************
Today is the 150th anniversary of the 13th Constitutional Amendment, which officially abolished slavery in the United States. So many generations later, the country has yet to treat people of African descent as full-fledged human beings.
Hoje é o sesquicentenário da 13a. emenda constitucional, a qual aboliu oficialmente a escravatura nos Estados Unidos. Tantas gerações já se passaram, mas o país ainda está por tratar os afrodescendentes como seres humanos plenos.
150 anos deveriam ter sido suficientes pra se concederem plenos direitos aos descendentes de milhões de pessoas que ajudaram a construir uma nação. Em 1857, a Suprema Corte dos EUA decidiu que um escravo valia 3/5 de um homem. Em 2015, em que pese o segundo mandato de um presidente negro, os negros continuam a ser negados o direito de ir e vir quando são presos por estarem dirigindo carros de luxo ("driving while Black") e quando são mortos por estarem num bairro "branco" (p. ex., Trayvon Martin). Diante desses casos, ficar profundamente revoltada com ser confundida com uma garçonete quando se é a palestrante em um evento acadêmico fica parecendo café pequeno.
Comments