top of page
  • Writer's pictureVânia Penha-Lopes

HAPPY BIRTHDAY TO YOU, Dr. KING!




Hoje os Estados Unidos comemoram o feriado em honra do aniversário do Reverendo Dr. Martin Luther King, Jr. (15/1/1929-04/04/1968). O Dr. King é a figura mais conhecida do movimento pelos direitos civis naquele país, embora muitas outras pessoas, líderes e pessoas comuns, foram tão importantes e também perderam suas vidas brutalmente. Um exemplo que me vem à mente é Medgar Evers (01/07/1925-12/06/1963). Quantos de nós sabem quem foi ele?


Lembro quando anunciaram o assassinato do Dr. King na televisão, quando eu era pequena e ainda morávamos na casa do Vovô. Eu, minha irmã e meus primos estávamos brincando no quintal quando ouvimos a notícia. O ano de 1968 foi muito conturbado, tanto no Brasil quanto mundo afora. No Brasil, a ditadura militar estava comendo solta, com a extirpação dos nossos direitos civis pelo temeroso AI-5. No Brasil, na França, na Tchecoslováquia, nos EUA, houve protestos estudantis. Nos EUA, a morte de Martin Luther King seria seguida pelo assassinato de Bobby Kennedy, irmão do presidente assassinado cinco anos antes, justamente quando sua candidatura à presidência era selada na Califórnia. Eu tinha medo; às vezes, eu achava que o mundo ia acabar naquele ano mesmo.


Lembro também quando o aniversário de Martin Luther King virou feriado. Em novembro de 1983, quando o presidente Ronald Reagan decretou-o feriado nacional a começar três anos depois, eu já morava nos EUA. Dar tamanha importância à data do seu nascimento era uma luta antiga que durou 15 anos. Diz o Reverendo Al Sharpton que James Brown, o gênio da soul music, teve papel de destaque na ação de Reagan. Segundo Sharpton, Brown telefonou diretamente para o presidente, que concordou em instituir o feriado. De qualquer forma, a mobilização foi grande. O feito foi comemorado de várias formas, inclusive com uma canção que o Stevie Wonder, aquele artista brilhante e merecidamente famoso, compôs. Vocês podem ouvir a canção aqui:


Traduzo abaixo umas passagens desse sucesso de Stevie Wonder:


"Sabe, não faz muito sentido.

Deveria haver uma lei contra

qualquer um que se ofenda

com um dia para celebrá-lo

Pois todos nós sabemos nas nossas mentes

que tem que haver um tempo

que possamos reservar

para mostrar o quanto o amamos

E tenho certeza de que você vai concordar

que não podia ser mais perfeito

do que fazer uma festa mundial

Feliz aniversário pra você!

...

Já passou da hora

de pessoas como eu e você

sabermos que o caminha à verdade

é amor e união entre todos os filhos de Deus

Deveria ser um grande evento

e o dia inteiro ser passado

em memória daqueles que viveram e morreram

pelo unificação de todo mundo

Então comecemos

Sabemos que o amor pode vencer

Deixe-o sair, não o prenda!

Cante o mais alto que puder

Feliz aniversário pra você!

Quarenta anos depois de virar feriado nacional, declaro: que a data de aniversário de Martin Luther King seja para sempre comemorada!

48 views0 comments

Recent Posts

See All

1964, 60 ANOS DEPOIS

Que imagem postar sobre os 60 anos do Golpe de 1964? Uma foto das várias passeatas de estudantes contra o novo regime? Uma outra em que eles apanham da polícia? A foto das artistas na passeata contra

"SER NEGRO, AQUI E LÁ"

"Recordar é viver": Em 2008, a jornalista Flávia Tavares me entrevistou para um artigo publicado no Estadão sobre como brasileiros que moram nos EUA vêem a questão do racismo aqui e no Brasil. Forneço

bottom of page