• Vânia Penha-Lopes

"I CAN'T BREATHE!" YET AGAIN

Updated: Oct 11, 2020

Acabei de ler um artigo sobre o assassinato de Muhammed Muhaymin, Jr., em Phoenix, Arizona, em 2017. Como a maioria dos muçulmanos nos EUA, Muhaymin era negro. Como Eric Garner três anos antes e George Floyd três anos depois, ele foi sufocado por policiais, apesar do seu apelo: "I CAN'T BREATHE!" (Não consigo respirar!). No caso de Muhaymin, a reportagem alega que os policiais ainda debocharam dele quando ele clamou por Alá.


Racismo, intolerância religiosa e abuso gritante de poder resultaram na morte de mais um homem negro.


Espanta-me meu desconhecimento desse assassinato. Se entre Eric Garner e George Floyd houve Muhammed Muhaymin, Jr., mas eu não soube, quantas outras vidas foram ceifadas sem eu saber? E quantas mais vidas terminarão do mesmo modo, apesar de tantas manifestações mundo afora?


Não vou postar o vídeo do assassinato, assim como me recusei a vê-lo. Se relatos sobre linchamentos já são chocantes o suficiente, imagens são perturbadoras ao extremo.

#blacklivesmatter #vidasnegasimportam

4 views0 comments

Recent Posts

See All

A ORIGEM DO MÊS DA HISTÓRIA NEGRA NOS EUA

Nos EUA, o mês de fevereiro é dedicado à história afro-americana. O texto abaixo é uma tradução do texto que escrevi há um ano, em inglês, sobre a origem dessa comemoração. A versão em português també

    Subscribe here to be part of a special community of readers that gets my chronicles directly in their e-mail box!

    Join my community

    Send me a message!

    Copyright © Vânia Penha-Lopes 2020. By Uyara Azevedo