top of page

"I CAN'T BREATHE!" YET AGAIN

  • Writer: Vânia Penha-Lopes
    Vânia Penha-Lopes
  • Aug 26, 2020
  • 1 min read

Updated: Oct 10, 2020

Acabei de ler um artigo sobre o assassinato de Muhammed Muhaymin, Jr., em Phoenix, Arizona, em 2017. Como a maioria dos muçulmanos nos EUA, Muhaymin era negro. Como Eric Garner três anos antes e George Floyd três anos depois, ele foi sufocado por policiais, apesar do seu apelo: "I CAN'T BREATHE!" (Não consigo respirar!). No caso de Muhaymin, a reportagem alega que os policiais ainda debocharam dele quando ele clamou por Alá.


Racismo, intolerância religiosa e abuso gritante de poder resultaram na morte de mais um homem negro.


Espanta-me meu desconhecimento desse assassinato. Se entre Eric Garner e George Floyd houve Muhammed Muhaymin, Jr., mas eu não soube, quantas outras vidas foram ceifadas sem eu saber? E quantas mais vidas terminarão do mesmo modo, apesar de tantas manifestações mundo afora?


Não vou postar o vídeo do assassinato, assim como me recusei a vê-lo. Se relatos sobre linchamentos já são chocantes o suficiente, imagens são perturbadoras ao extremo.

Recent Posts

See All
1964, 60 ANOS DEPOIS

Que imagem postar sobre os 60 anos do Golpe de 1964? Uma foto das várias passeatas de estudantes contra o novo regime? Uma outra em que...

 
 
 
"SER NEGRO, AQUI E LÁ"

"Recordar é viver": Em 2008, a jornalista Flávia Tavares me entrevistou para um artigo publicado no Estadão sobre como brasileiros que...

 
 
 

Comments


bottom of page