• Vânia Penha-Lopes

"QUANDO ISSO VAI TERMINAR?"



Esta crônica, de 15 de julho de 2013, é sobre a manchete do jornal novaiorquino Daily News sobre a chocante absolvição de George Zimmerman (http://bit.ly/WBLSLive1). Para quem não se lembra, ele assassinou o adolescente Trayvon Martin num condomínio na Flórida por ter presumido ser ele um assaltante. Martin não era assaltante; foi apenas visitar o pai. E também não estava armado. Sete anos depois, o assassinato de George Floyd comprova que a sessão de caça aos negros continua aberta.


*****************


"Emmett Till. Willie Edwards. James Chaney. Michael Donald. Michael Griffith. Yusef Hawkins. James Byrd Jr. Trayvon Martin. When will it end?"


Esta é uma lista de homens afro-americanos que foram assassinados por motivos racistas desde 1954 até hoje em dia. O primeiro, Emmett Till, ficou tão deformado com seu linchamento que nem parecia ser um menino de 14 anos. Sua brava mãe insistiu em manter seu caixão aberto durante o velório, para que o mundo se desse conta da covardia inflingida nele. O último, Trayvon Martin, era só dois anos mais velho.

Homens formados ou em formação, todos executados por uma ideologia racista diuturnamente posta em prática no país que hoje se pensa "pós-racial". Que seus nomes sejam lembrados para que mais homens negros possam viver vidas dignas e plenas, ou seja, para que possam realmente exercer seus direitos civis.



19 views0 comments

Recent Posts

See All