top of page
  • Writer's pictureVânia Penha-Lopes

"QUANDO ISSO VAI TERMINAR?"



Esta crônica, de 15 de julho de 2013, é sobre a manchete do jornal novaiorquino Daily News sobre a chocante absolvição de George Zimmerman (http://bit.ly/WBLSLive1). Para quem não se lembra, ele assassinou o adolescente Trayvon Martin num condomínio na Flórida por ter presumido ser ele um assaltante. Martin não era assaltante; foi apenas visitar o pai. E também não estava armado. Sete anos depois, o assassinato de George Floyd comprova que a sessão de caça aos negros continua aberta.


*****************


"Emmett Till. Willie Edwards. James Chaney. Michael Donald. Michael Griffith. Yusef Hawkins. James Byrd Jr. Trayvon Martin. When will it end?"


Esta é uma lista de homens afro-americanos que foram assassinados por motivos racistas desde 1954 até hoje em dia. O primeiro, Emmett Till, ficou tão deformado com seu linchamento que nem parecia ser um menino de 14 anos. Sua brava mãe insistiu em manter seu caixão aberto durante o velório, para que o mundo se desse conta da covardia inflingida nele. O último, Trayvon Martin, era só dois anos mais velho.

Homens formados ou em formação, todos executados por uma ideologia racista diuturnamente posta em prática no país que hoje se pensa "pós-racial". Que seus nomes sejam lembrados para que mais homens negros possam viver vidas dignas e plenas, ou seja, para que possam realmente exercer seus direitos civis.



20 views0 comments

Recent Posts

See All

1964, 60 ANOS DEPOIS

Que imagem postar sobre os 60 anos do Golpe de 1964? Uma foto das várias passeatas de estudantes contra o novo regime? Uma outra em que eles apanham da polícia? A foto das artistas na passeata contra

"SER NEGRO, AQUI E LÁ"

"Recordar é viver": Em 2008, a jornalista Flávia Tavares me entrevistou para um artigo publicado no Estadão sobre como brasileiros que moram nos EUA vêem a questão do racismo aqui e no Brasil. Forneço

Komentarze


bottom of page